sábado, 27 de abril de 2013

A Comunidade Surda de Osasco em sua luta por reconhecimento e efetivação de direitos.


Valdir Roque vereador da cidade de Osasco pelo PT, recentemente apresentou na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira, dia 25/05, requerimento pela contratação de intérprete de Libras, a língua brasileira de sinais, para trabalhar durante as sessões na Câmara Municipal.

O que significa isso para nós?

O movimento social e político dos surdos no Brasil, e em particular em Osasco, cuja luta é pela garantia e pela efetivação de direitos, se sentem contemplados e destaca esta ação política do eminente vereador como o ponta pé inicial em nossas questões.

A cidade de Osasco hoje conta com mais de 27 mil pessoas surdas, conforme o último censo do IBGE de 2010.

Com a colocação de interpretes na Câmara Municipal, as pessoas surdas participarão mais do processo político, isso é muito bom, pois atende o artigo 29 da Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência da ONU,assinada e ratificada pelo Senado Federa garantindo a participação política das pessoas com deficiência, no processo político no pais.

Através de uma breve contextualização histórica, procura-se apontar de que maneira a população surda vem, ao longo dos tempos, sendo tratada a partir de óticas que compreendem este sujeito pelo viés da “falta”, a partir daquilo que ele “não tem” e daquilo que ele “não pode ser”.

Estas informações são relevantes visto que as marcas da trajetória dos surdos ainda estão presentes na atualidade, especialmente quando a comunidade surda de nossos dias vem a público reivindicar que a trágica retrospectiva de negação e discriminação não mais se repita.


É bom termos um mandato popular, com portas abertas, onde todos podem participar, propor, encaminhar, ajudar a realizar, políticas públicas de inclusão, a onde atenda os anseios e necessidades da sociedade surda, é um mandato popular e democrático de muita qualidade e de grande serventia a população.

Prof. Sérgio Medina de oliveira
Presidente da Associação dos Surdos de Osasco.

Prof. Luíz Aparecido Damacena
Vice- presidente da Associação dos Surdos de Osasco

Prof. Renato Cristian
Diretor Social da Associação dos Surdos de Osasco.

Prof. Valter Cândido
Coordenador do Núcleo Inclusão no Bairro

Prof. Warley Viana
Coordenador do Movimento em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. Bom dia

    Eu sou surda , quero no curso Micropigmentacao mas não tem Inteprete de libras

    ResponderExcluir