terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carta ao Prefeito Jorge Lapas, um prefeito eficiente.

Carta ao Prefeito Jorge Lapas, um prefeito eficiente.
O titular do Movimento das Pessoas com Deficiência de Osasco, Warley Viana, solicitará humildemente o estudo por parte do excelentíssimo Sr. prefeito Jorge Lapas que solicite ao governo federal parte dos recursos do programa “Viver sem limite”, para complementar o orçamento para as ações que contemplem mais de 198 mil pessoas com deficiência na cidade de Osasco. ” Osasco tem uma quantidade grande de pessoas com deficiência na sua grande maioria mulheres de etnia negra pertencentes a classe D e E, gostaria de ver municipalizado o programa ‘Viver sem Limite’. Trazê-lo em peso para Osasco”, disse o Coordenador do movimento das pessoas com deficiência na cidade”.
Lançado em novembro de 2011, o programa prevê investimento de R$ 7,6 bilhões em ações afirmativas, como concessão de crédito para construção de 1,2 milhão de casas adaptadas, compra de cadeiras de rodas motorizadas e veículos especiais e capacitação profissional de deficientes.
Warley Viana, um dos coordenadores do movimento das pessoas com deficiência em nosso município, falou também sobre a adaptação da cidade para o trânsito de deficientes no centro da cidade, seria bom um roteiro acessível para ser traçado pela prefeitura que poderia ser executado com verba do Viver Sem Limites. Outro ponto importante levantado pelo coordenador do movimento foi a acessibilidade nas escolas públicas estaduais e a realização do Censo-Inclusão. O levantamento do número e da condição de deficientes na cidade ajudará nortear as políticas das secretarias pelos próximos anos. “Precisamos ter uma noção melhor de onde estão às pessoas e quais são suas necessidades”, afirmou o Prof. Warley.
Orientaremos também ao prefeito Jorge Lapas estudar uma forma de ouvidoria com reclamações sobre acessibilidade, a representação do Conselho das Pessoas com deficiência  no CONADE em Brasília e a garantia de lazer as crianças com deficiências nos parques públicos da cidade.
Ressaltamos que muito foi feito nos últimos oito anos na cidade de Osasco, na brilhante gestão realizada pelo prefeito Emidio de Souza, mais sabemos também que os  prédios da Prefeitura também não estão 100% adaptados”, admite o coordenador do movimento. Seria muito bom fazer uma inspeção e sugerir como acertar a acessibilidade dos prédios”, falando sobre a importância de dar o exemplo.
Para tornar Osasco uma cidade acessível? Isso deverá ter um olhar muito forte do Prefeito Jorge Lapas, várias secretarias poderiam trabalhar em conjunto”. “O direito das pessoas de se movimentar nessa cidade tem que ser um direito garantido”, diz o Coordenador do Movimento. Segundo ele, serão necessárias obras e a responsabilidade do cidadão sobre o espaço, especialmente as calçadas.
Núcleo Inclusão no Bairro
Valter Candido dos Santos.
Coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário